TrueColores pretende mostrar as minhas verdadeiras cores, aquele que é o meu projecto de vida, os meus ideais.
terça-feira, 22 de março de 2011
Notícias insólitas!
Desporto em Portugal!
O desporto é uma actividade física e/ou mental sujeita a regras e que, normalmente, visa a competição entre os praticantes de cada modalidade.
Devido ao fenómeno em que se tornou o desporto, começaram a ser criados equipamentos e roupas específicas para cada tipo de desporto.
O desporto que reina em Portugal é, sem sombra de dúvidas, o futebol.
No entanto, existem várias outras modalidades, talvez mais interessantes. Temos exemplos como ciclismo, hóquei, natação, rugby, ténis, voleibol, basebol, basquetebol, salto em comprimento, etc...
Só para terem uma ideia, em Portugal, existem cerca de 400000 praticantes de desporto federados. E, não falando daqueles que fazem desporto por distracção. Mas, a verdade, é que a maioria da população portuguesa não conhece nem metade destes jogadores. Isto porque não se dá a importância que cada uma das modalidades merece... talvez seja o futebol que ofereça mais lucro, mas os outros jogadores acabam por perder um reconhecimento e mérito que, realmente, merecem.
A televisão, por exemplo, restringindo-me apenas aos quatro canais, posso constatar que apenas a RTP2 transmite todo tipo de modalidades. Enquanto que a RTP1, SIC e TVI se limitam a passar futebol.
Para além disto, eu penso que os portugueses vão procurar, maioritariamente, desportistas ao estrangeiro e não dão a devida relevância ao que é lusitano. É pertinente realçar que "o que é nacional é bom” e recomenda-se.
Como, provavelmente, sabem Nélson Évora ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Venceu o triplo salto com a melhor marca da época, onde fez 17.67m. E sabem se houve alguma medalha no judo? Talvez não... Mas, sim, houve... Portugal ganhou uma medalha de bronze.
Mas, bom, é o que temos! Basta a comunicação social mudar de atitude e o público aderir a essa mudança!
Dirigindo-me ao desporto de um outro ponto de vista, posso relembrar que este faz maravilhas à nossa saúde, pelo que devemos praticar desporto com regularidade.
Mulher
Como devem saber, existe o Dia Internacional da Mulher que se comemora no dia 8 de Março.
Mas porquê o dia 8 de Março? Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de trabalho de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço de salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Portanto, em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido em sua homenagem, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.
No entanto, ainda existem desigualdades que afectam as mulheres. É um facto de que o salário anual das mulheres é inferior aos dos homens e que existe uma maior taxa de desemprego entre as mulheres.
É de grande pertinência referir, também, a violência doméstica que, maioritariamente, afecta as mulheres. Por exemplo, em 2007 foram denunciados 14534 casos, a sua maioria mulheres entre os 26 e os 54 anos. É triste afirmar que morreram 22 mulheres às mãos de maridos e namorados e outras 57 mulheres foram alvo de tentativas de homicídio por parte dos companheiros.
Em Portugal, a violência doméstica é considerada um crime público (o que significa que esta pode ser denunciada por terceiros e não exige que seja a vítima a apresentar queixa pessoalmente).
Na minha opinião, apesar de ser um facto, não concordo que este tipo de crime leve o culpado a um a cinco anos de prisão.
Nestes casos de violência, começam por ocorrer pequenos episódios de violência, depois a tensão aumenta o que causa mais violência nas agressões... mas quem agride pede sempre desculpa e diz que não volta a acontecer.
As razões pela qual uma mulher se mantém numa relação violenta têm que ver com a dependência económica do parceiro, medo de represálias por parte do agressor, a existência de filhos, a baixa auto-estima, a pressão da família, o amor e muitas outras.
No fim deste tipo de violência, as mulheres sofrem danos emocionais, físicos e psicológicos para toda a vida.
As mulheres têm direito a lutar pela sua dignidade e autonomia, logo não se devem rebaixar a ninguém e serem independentes.
Filme - Thank you for smoking
O filme “Thank you for smoking” demonstra um grande poder de argumentação por parte de Nick Naylor. Este é o vice-presidente da Academia Americana de Estudos sobre Tabaco, sendo o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, que ganha a vida a defender os direitos dos fumadores nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre, que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Para além disto, Nick conta com a ajuda de Jeff Megall, um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. A sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco, e também de Heather Holloway, a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção, cada vez maior, que o seu filho Joey dá ao seu trabalho, começa a preocupá-lo.
Nick começa a narrar a história num tom irónico e satírico que se prolonga durante todo o filme.
No que concerne ao filme “Thank you for smoking” posso constatar que, realmente, é um grande exemplo de argumentação.
No meu caso, achei este filme muito interessante, visto que apresenta um grande sentido de humor que, efectivamente, me fez rir.
O cinismo de Nick e a sua riqueza argumentativa tornam o filme imperdível.
A meu ver, Obrigado por fumar diz-nos que devemos pensar por conta própria e, só depois, devemos escolher o lado pelo qual queremos optar.
Este é um filme que suscita muitas reflexões: o vício, a propaganda, o poder da argumentação, as relações familiares, a ética profissional, etc.
Tragédia no Japão
Numa visão mais técnica e científica, o tsunami no Japão ocorreu porque uma placa tectónica deslizou por baixo de outra.
Para quem não sabe, placas tectónicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Neste caso, fala-se de convergência.
As placas tectónicas que estão mais próximas do Japão são as placas das Filipinas, do Pacífico, Euro-Asiática e Norte-Americana.
Quando as tensões de um terramoto cujo epicentro é no mar são libertadas, formam-se grandes ondas, pelo que ocorre um tsunami.
Então, posso constatar que existiu uma convergência entre duas ou mais placas o que provocou uma grande tensão o que levou ao terramoto e, de seguida, ao tsunami.
No entanto, isto não é um problema de resolução imediata. Quero com isto dizer, que tudo vai voltar ao normal num longo prazo de tempo.
Contudo, ainda existem mais consequências adjacentes a esta tragédia. Posso começar por referir que há riscos de vazamento radioactivo de uma central nuclear, provocado pelo derretimento do reactor nuclear. O derretimento do reactor nuclear é o acidente mais grave que pode ocorrer numa central nuclear. Exemplificando, isto foi o que ocorreu também no conhecido acidente nuclear de Chernobyl. Felizmente, já conseguiram controlar esta situação.
Redes Sociais
Neste momento, existem três tipos de redes sociais, tais como: redes de relacionamento, redes profissionais e redes comunitárias. No entanto, as mais conhecidas são as de relacionamento como, por exemplo, facebook, hi5, orkut, twitter, myspace, entre outras.
Entre todos estes tipos de redes, todos têm como fim compartilhar informações, conhecimentos e interesses que existem em comum.
Contudo, existem vantagens e desvantagens neste tipo de serviços.
As vantagens são, que através delas, divulgam-se currículos, trabalhos artesanais, vídeos, empresas, músicas, sites e blogs, as notícias surgem mais rápidas, trocam-se informações, culturas, opiniões e experiências, encontra-se amigos antigos ou até o par perfeito, conhece-se pessoas, compra-se produtos, etc. Deste modo, posso constatar que a vida das pessoas de tornou mais fácil.As desvantagens é que com elas surgiram os crimes virtuais, os golpes, as pessoas mal intencionadas querendo se aproveitar de pessoas ingénuas, as falsas informações, os perfis falsos, as discussões expostas a todos usuários, a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários, as pessoas com uma séria dificuldade em se relacionar com as outras já que só se relacionam no mundo virtual, o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e se esquecem do mundo real), a apropriação de imagem de outra pessoa e o plágio.
O exemplo mais recente deste uso das redes sociais tem que ver com os conflitos árabes. Todas as manifestações, tanto na Tunísia, na Líbia como na Síria e outros, têm em comum as redes sociais, principalmente o Facebook, que foi fundamental para estes angariarem manifestantes.
A verdade é que o uso saudável deste tipo de tecnologia não faz mal a ninguém.
sábado, 19 de março de 2011
Beleza, moda e adolecentes!
No que diz respeito às boas consequências, penso que o facto de a população feminina admirar estas mulheres dá um bom efeito. Quero com isto dizer que as mulheres, com um pouco mais de peso, podem procurar alguém especializado nesse aspecto para que a ajude a ficarem parecidas com as suas referências de imagem para uma senhora. Mas não é só! As mulheres podem, também, deste modo, tornarem-se mais vaidosas, o que, com moderação, não é defeito.
Contudo, existe um lado mau nestas coisas do mundo feminino, da beleza e da moda. Apesar de me estar a referir ao público feminino em geral, neste aspecto vou centrar-me um pouco mais nas adolescentes. A fase de adolescência é um período complicado para os / as jovens: aqui colocam-se problemas que tem que ver com a imagem que passam para os outros e, com pequenas críticas e reparos que as pessoas mais próximas façam, o mundo desaba logo em cima deles e têm, logo, de tomar medidas. O meu objectivo ao proferir isto é o facto de que as jovens acham que para serem um modelo de beleza e de estilo precisam de ser magras. Isto porque se forem magras, tudo o que gostam lhes vai servir e lhes vai ficar lindamente. Mas, a verdade é que ao estarem obcecadas em agradar os outros, esquecem-se que emagrecer com dietas loucas num curto prazo de tempo é muito prejudicial para a saúde. É aqui que aparecem as jovens com anorexia e bulimia, que podem levar à morte.
É pertinente realçar que, cada vez mais, este tipo de problemas afecta não só as mulheres, como também a gente masculina. Os homens estão cada vez mais interessados e empenhados na sua própria imagem.
Em jeito final, quero apenas dizer que todos devem sentir-se bem com o que são e não ligar aos comentários alheios.
Cada um tem uma personalidade... ninguém é igual a ninguém... marcamos a diferença ao sermos o que, realmente, somos... não adianta mudar se é assim que somos felizes!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Abandono de idosos!
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Homosexualidade
Este caso, leva-nos ao assunto sobre a homosexualidade!
A homosexualidade sempre existiu mas, tal como em outros temas, existe um grande taboo à volta desta opção de vida!
É pertinente proferir que, em Portugal, e na maioria dos países desenvolvidos, a união entre pessoas do mesmo sexo é permitida. No entanto, a homosexualidade, noutros países, pode ser considerado crime e até pode levar à pena de morte.
Na minha opinião, este tipo de união é como a heterosexual! Ou melhor, o que importa é que as pessoas gostem uma da outra e não interessa se são homens ou mulheres! Nós devemos estar com aqueles que nos sentimos melhor e não nos deixarmos levar pelo que as outras pessoas pensam!
Segue a letra desta canção: Its my life - Bon Jovi... penso que te pode ajudar!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
My True Colores!
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de EMRC.